quinta-feira, 1 de março de 2012

Stroopwafel


Andei meio sumida, sabe como é né? Mês de fevereiro, carnaval, viagens... ok, ok, não é desculpa mas estou de volta e hoje vou falar um pouco de um doce holandês MARAVILHOSO que conheci em 2010 chamado Stroopwafel.

Em 2010 fiz minha primeira viagem para a Europa e quando cheguei em Amsterdam fui recepcionada por uma grande amiga que estava morando lá na época que me trouxe um pacote dessa delícia e uma Heinneken para entrar no clima holandês. Quando provei fiquei encantada! Há muito tempo eu não comia um doce tão gostoso (posso até arriscar que acho Stroopwafel melhor do que os deliciosos Macarons) !!



Esse doce é uma das receitas mais antigas da Holanda, originária da cidade de Gouda. Sua primeira receita escrita é datada de 1840! Ele é um biscoito formado por duas bolachas de massa fina recheado com uma calda grossa de caramelo com um leve toque de canela... sensacional !! Quando você come o primeiro, não quer mais parar de comer :) A massa é prensada em uma máquina que deixa uma textura parecida com a de waffle na superfície, depois ele é cortado ao meio e recheado... nhammmm deu água na boca!



O primeiro que comi, logo que eu cheguei em Amsterdam, tenho quase certeza de que foi o da marca Albert Heijn (esse do rótulo rosa na foto abaixo) , nem preciso dizer que gamei nele né?



No dia seguinte à minha chegada na Holanda fomos passear e passamos por uma feirinha que tinha uma barraquinha com um senhor super fofo fazendo Stroopwafel lá na hora e claro que não resisti e comi... posso dizer que ele quentinho e fresquinho é uma DELICIA :) Inclusive eu li que o pessoal lá coloca uns minutinhos no microondas para esquentar antes de comer e pode ser comido também com sorvete, não provei mas posso imaginar que fica muito bom!!



Quando voltei para o Brasil, no aeroporto aproveitei para comprar mais um Stroopwafel, dessa vez ele vinha numa caixinha, da marca Fritz. Das três marcas que provei a que mais gostei foi a primeira, mas todos eram muuuuuuuuito bons!  Ano passado, não lembro exatamente onde foi, comprei Stroopwafel também lá na Europa, mas esses eram tipo mini, bem gostosos mas não tão gostosos quanto os da Holanda.



Se vocês tiverem a oportunidade, não deixem de experimentar essa delícia holandesa, vale a pena! Mas cuidado para não exagerar: cada 100g tem 1.925 calorias, ou seja, aproximadamente cada unidade tem em torno de 642 calorias :P

Goede Eetlust!

9 comentários:

  1. Ai ai Lebasiiii que fome e que vontade de comer Stroopwafel nham nham
    Faz pra gente?!?!?!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tentei.. tb não tenho a maquininha, mas posso ver se consigo fazer algo parecido!! :) Prometo q trago pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Vende aqui na casa dos frios e as vezes no pão de açucar tem também. A marca é outra mas o sabor e o mesmo

    ResponderExcluir
  4. STROOPWAFEL para BRASIL :

    www.stroopwafel-waferholandes.blogspot.com

    S T R O O P W A F E L um biscoito differente, um
    delicia ! experimente ! | Facebook.

    ResponderExcluir
  5. Eu provei! Era uma delícia mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, se quiser experimentar stroopwafels no Brasil, feito por um holandes em Holambra, visite o site www.holandia.com.br. Receita original!

    ResponderExcluir
  7. Essa paradinha é uma delícia... um chá preto de qualidade com esse Stroopwafels abafando na xícara fica uma maravilha.

    ResponderExcluir
  8. Poxa Bel, sacanagem você só postar isso depois do Carnaval... Podia ter passado a dica antes né? Só falava no elderflower (blargh!)! Se bem q não vou ser injusta, catei o Pierre Herme por sua causa... Mas pode tentar fazer q cobaias não faltam... Ah, no próximo post nos poupe das calorias... Rafa

    ResponderExcluir
  9. Tive o prazer de provar essa maravilha das Netherlands. Provei, aprovei e viciei, ainda guardei a latinha. Maravilha!!! Ele tem um gostinho suave de canela no doce de leite... putz... é bom demais!

    ResponderExcluir