sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Whisky defumado: vocês conhecem?

Escolhi com muito carinho esse primeiro post, pois queria falar de algo que realmente me surpreendeu e abriu novos horizontes pra mim, o tal do whisky defumado. Vou contar como conheci esta maravilha e depois vou falar um pouquinho das minhas descobertas em relação a esta deliciosa bebida.
Estava na Escócia em 2010 e como uma boa apreciadora de whisky eu chegava nos pubs e queria provar todos os whiskies do bar. Querendo provar algo diferente, entrei em um pub e perguntei a um simpático bartender que whisky ele me recomendava, falei que gostava bastante de whisky e que queria provar algo diferente. Então ele me veio com a pergunta: Você gosta de whisky defumado? Troquei olhares com meu galego sem ter nenhuma idéia do que seria um whisky defumado e respondi ao bartender: Não faço idéia, por favor, me sirva um deste.

Peguei meu belíssimo copinho de whisky e quando senti aquele cheiro já fiquei completamente surpresa... era uma aroma delicioso de defumado (eu ADORO comidas defumadas) então nisso já fiquei morrendo de empolgação por estar provando aquela maravilhosa bebida... quando provei, fiquei sem palavras, apenas passei o copo para o galego poder sentir aquele perfume e fiquei em estado de choque pensando como podia eu não ter conhecido aquele sabor sensacional ainda. Este foi um momento muito especial da viagem e que mudou um pouco nossas vidas em relação às bebidas.

Esta iguaria que eu havia acabado de provar era de uma destilaria chamada Ardbeg [1], uma antiga destilaria que se encontra numa ilha no sul da Escócia chamada Islay. Vou contextualizar um pouco sobre os whiskies da Escócia (aprendi isso na minha ida ao Whisky Experience [2] mesma viagem): A Escócia está dividida em 4 regiões principais onde cada uma destas regiões possui uma característica marcante em relação à produção de whisky.  Rapidamente vou citar aqui as 4 regiões [3] (em um outro post eu entro em mais detalhes sobre whisky):
- Highlands: A maior região produtora e que elabora whiskies mais leves e florais
- Speyside: Whiskies mais frutados com aromas de mel e baunilha
- Lowlands: Produz whiskies mais leves e frescos
- Islands: Aqui é onde se localiza Islay e também uma outra ilha chamada Skye. Esta região é o local onde são produzidos os whiskies defumados da Escócia (vou explicar em um outro post como é o processo para o whisky possuir esse sabor maravilhoso).

Depois dessa experiência claro que comprei uma garrafa de Ardbeg, o Ardbeg que eu provei inicialmente foi o Ardbeg 10 anos. Nesta viagem além dele eu também provei o Ardbeg Blasda que é bem diferente do Ardbeg 10 - ele não tem o gosto tão marcante de defumado e é beeem mais leve.
Todo mundo que conversei sobre whisky defumado (nessa viagem agora de 2011 eu virei maníaca de degustação de whisky em Duty Free) me falou o seguinte: ou você AMA ou você ODEIA. Como eu adoro sabores fortes eu acho esse sabor incrível, mas eu entendo que as pessoas não estão acostumadas ao alto teor alcoólico e o sabor super forte.

Se vocês tiverem a oportunidade provem, vale a pena!! E se vocês se apaixonarem: viagem! aqui no Brasil não vende Ardbeg... mas calma, existem outros whiskies defumados de Islay tão bons quanto que eu vou mostrar para vocês depois que conseguimos encontrar por aqui ;)

Se quiserem ler um pouco mais sobre whiskies, vou sempre colocar as referências aqui (é, eu sei... nóia de mestrado):

Slainte Mhath!

4 comentários:

  1. Bel,
    tem um desses que você encontra no Brasil. É o Laphroaig http://www.laphroaig.com/. É muito bom!

    Beijo
    Sergio Cavalcante

    ResponderExcluir
  2. Exato!!! :))) É muito bom, eu fui la na distilaria e fiz uma degustação de todos os whiskies deles! Ainda por cima ganhei malte de lá que devo fazer uma cerveja... vou escrever sobre isso em um próximo post sobre minha visita às distilarias! ;)

    ResponderExcluir
  3. Chefinha! Que beleza... agora tem um blog pra tagarelar a vontade hehe
    Tenho certeza que aparecerá muita coisa interessante por aqui.
    Não gosto nem entendo de Whisky, mas meu pai adora! Acho que ele ia gostar de experimentar isso. Você achar que eu consigo trazer um de presente de Nova York? Pode me dar umas dicas? :)

    Beijão!!!
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Bel, fiquei super empolgado para experimentar whisky defumado!!!!
    Assim que vc souber onde vende aqui no Brasil, por favor, avisa =)
    Gera

    ResponderExcluir