segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Deliciosos Macarons

Será que você está se perguntando: Por que essa menina vai falar sobre macarrão? Já me fizeram essa pergunta várias vezes quando falei que provei um Macaron e achei sensacional :P Não, pessoal, não estou falando de macarrão e sim de Macaron que é um doce de origem francesa delicioso.

Vou contar para vocês como conheci esse danado desse Macaron... eu já tinha ouvido falar desse doce e em 2010 quando fui viajar para a França, procurei onde eu poderia comprar um. Como eu nunca havia experimentado resolvi pesquisar sobre esse doce e encontrei o famoso Pierre Hermé [1]. A vitrine da loja era um charme e quando entrei fiquei sem nem saber por onde começar, pois tinha uma variedade enorme de sabores e cores! Acabei comprando dez sabores diferentes para provar, queria ter comprado mais, mas infelizmente o tal do Macaron é um treco muito caro... para vocês terem idéia um Macaron pequeno (3.5cm de diâmetro) lá em Paris custa em torno de 7 reais e lá em Londres ainda é mais caro :(



Mesmo eles sendo caros, vale MUUUUUUITO a pena provar... eu tenho problemas em me emocionar com algumas comidas e o Macaron foi uma das que me deixou com lágrimas nos olhos. Quando eu mordi, ele derreteu na minha boca de uma forma maravilhosa e com um sabor incrível!! Todos os sabores que eu provei eram deliciosoa mas o campeão para mim é o de Rosa, é sensacional o sabor dele!! :)



O Macaron Pierre Hermé foi o melhor que já comi. Em segundo lugar para mim fica o Macaron do Paul [2], também uma doceria francesa bem famosa. Os outros que provei sinceramente não gostei... nenhum deles era tão saboroso e nem tinha aquela textura perfeita que derrete na sua boca.

Aqui em Recife tem um quiosque no shopping que vende, acho que o nome é Canelé de Paris  mas os Macarons não são legais... Esse final de semana provei também o de uma loja nova que abriu no Rio de Janeiro, mas também não chegava nem perto do Pierré ou do Paul. Infelizmente ainda não provei um aqui no Brasil que eu achasse razoável :/

Eu tentei uma vez fazer uma receita que peguei na internet, pois queria dar de presente para uma amiga uma caixinha cheia de Macarons, mas não ficou legal :( Nessa viagem agora, ganhei de presente o livro do Pierre Hermé que conta os segredos de como fazer os Macarons e esse final de semana vou tentar, vamos ver se vai ficar pelo menos razoável ;))

Vocês devem estar se perguntando: Por que esse Macaron é tão gostoso e tão caro? Bem, eles geralmente só utilizam ingredientes de altíssima qualidade, baunilha de num sei de onde, manteiga de num sei de onde... coisas que também não estão tão acessíveis aqui ! A conchinha do Macaron é feita basicamente de clara, açúcar e farinha de amêndoa s (o que deixa ele caro) e os recheios podem variar entre ganache, creme de manteiga, geléias,...

Então, pessoal, eu recomendo muuuuuuuuito para quem tiver a oportunidade de provar esse doce, mesmo que não seja muito fã de doce (que é meu caso)!! Vale a pena :)

Minha dica: provem o de rosas e o de pistache. Eu queria muito ter provado o Ispahan do Pierre Hermé que é de lichia, rosa e framboesa... deve ser muito bom, chega dá água na boca! Ah, e para os mais ousados vale a pena também provar o de azeitonas por mais esquisito que você ache ;)

Minhas referências:


Bon Appétit!

2 comentários:

  1. Já comi o do Paul e achei MARAVILHOSO... O do Pierre Herme ainda não tive oportunidade, mas juro que vou aproveitar agora em fevereiro. Se não aprovar, te mando a conta depois!!! :P Rafa P.S.: Para quem você ia fazer o macaron que não deu certo? Espero que eu esteja na próxima "lista", até pago (se prestar, claro). Não se nega nada a uma grávida viu?!

    ResponderExcluir
  2. Já vi em alguns lugares, mas nunca tive vontade de experimentar. Mas lendo " eu tenho problemas em me emocionar com algumas comidas e o Macaron foi uma das que me deixou com lágrimas nos olhos. Quando eu mordi, ele derreteu na minha boca de uma forma maravilhosa e com um sabor incrível!" Tive vontade de comer! Hahahhahaa

    ResponderExcluir