domingo, 19 de novembro de 2017

O delicioso amanteigado escocês

Voltei pessoal !! Depois de um tempão com esse blog parado resolvi movimentar aqui com os textos que escrevo para o Jornal do Sertão mensalmente :) Este primeiro foi escolhido porque estou começando a investir numa nova marca onde estou produzindo o Caramel Shortbread. Se gostarem podem curtir a minha página no facebook: http://www.facebook.com/nessieshortbread ! Sejam bem vindos de volta :)

Em minha primeira viagem para a Escócia tive o prazer de experimentar esta maravilha. É um biscoito amanteigado de sabor e textura únicos feito apenas com manteiga, açúcar e farinha de trigo. Ele foi criado na Escócia em meados de 1700 e era um biscoito bem caro, considerado um artigo de luxo para ocasiões especiais como o natal, Hogmanay (véspera de ano novo na Escócia) e casamentos. Engraçado que em uma ilha da Escócia chamanda Shetland era tradicional quebrar um bolo decorado com shortbread na cabeça da noiva ao entrar em sua casa nova.

O biscoito é tradicionalmente encontrado em formato de círculos, pedaços triangulares de um círculo grande ou retângulos que são chamados “fingers”, sempre com furinhos característicos. Ele cai muito bem com café e pode ser utilizado para fazer tortas e sobremesas. Tem uma forma bastante conhecida que se chama Caramel Shortbread (também chamado de shortbread dos milionários) onde é feito um quadrado com uma camada de biscoito, seguida por uma de caramelo cremoso e uma de chocolate ao leite por cima. Uma ótima pedida para se servir como um doce diferente em festas de aniversários, casamentos, etc.

A receita é super simples o sabor é sensacional. É só misturar 3 xícaras de farinha de trigo com 1 de açúcar e depois acrescentar 2 de manteiga. Parece o biscoitinho 1, 2, 3 da infância. O que faz a diferença é utilizar uma manteiga e farinha de boa qualidade (sem fermento). Depois de misturar é só abrir a massa, cortar os biscoitos (e não esqueça de fazer os furinhos tradicionais!) e assar. O forno para assar faz toda a diferença, eles precisam ser assados em forno bem baixo (160 graus) e não podem ficar escuros. Eles devem ficar claros e ai terão a textura crocante e que derrete em sua boca, vale a pena tentar!


Espero que tenham gostado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário